Como os meses de junho e julho coincidem com o período de férias escolares, também acaba se tornando a época ideal para procedimentos nos jovens.
Segundo dados publicados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), tomando como base os anos anteriores, a procura por cirurgias plásticas no período das férias aumenta em 50% no Ceará, número que pode subir em outros estados para até 60%.
“É uma excelente estratégia, pois assim se pode obter o tempo necessário para uma recuperação pós-operatória tranquila, sem preocupações com o trabalho, possiblitando um retorno sem inchaços ou dores”, afirma o cirurgião plástico Erik Nery, membro da SBCP.
O médico esclarece ainda que os meses de junho e julho coincidem com o período de férias escolares, o que torna a época ideal para cirurgias como a otoplastia (correção de orelhas de abano) ou correção do desvio do septo.
Apesar das vantagens do tempo livre, Erik alerta para a necessidade de planejamento. “Para qualquer cirurgia estética, evite deixar a consulta para a última hora. Algumas semanas ou meses de antecedência resultarão em tranquilidade para a realização dos exames pré-operatórios, avaliação e, eventualmente, a correção de alguma alteração encontrada”, diz.
Homens x Mulheres
Entre o público feminino, as cirurgias plásticas mais procuradas são aquelas que buscam dar suavidade às estruturas faciais, como a plástica de pálpebras, além de dois velhos conhecidos para melhorar o contorno corporal: a lipoaspiração e o implante de silicone. Ambas as cirurgias têm rápida recuperação, além de resultados bem naturais, pois muitas incisões podem ficar escondidas.
Assim como as mulheres, a ala masculina também aproveita o período para apostar em procedimentos como a lipoaspiração e a ginecomastia, além de cirurgia de rejuvenescimento, principalmente nas pálpebras.